quinta-feira, julho 05, 2007

Entity Framework só depois do Orcas

Essa notícia é meio velhinha, mas acho que ainda é atual.

Essa semana a MS liberou o CTP de Junho do Orcas e junto com ele novidades sobre o Entity Framework. Até aí legal, deu um trabalhinho pra instalar no Vista, mas depois de montar uma máquina virtual e instalar pela segunda vez, funcionou.

Baixei os Samples do Entity Framework comecei a rodar e parece ser bem interessante. Fiquei com algumas dúvidas e numa das pesquisas nos fórums do MSDN descubro que o negócio só será lançado após o Orcas como um update lá pro meio de 2008.

Será que é tão difícil assim construir um framework ORM? Se não estou enganado a MS começou a falar disso em 2001 num PDC onde o framework era chamado de "Orca", depois disso anunciaram o ObjectSpaces que viria no Visual Studio 2005. Chegaram até a adicionar no beta 1, mas removeram no Beta 2 e falaram que seria lançado com o WinFS.

Aí mataram o projeto do ObjectSpaces, anunciaram que ele seria descontinuado e tempos depois anunciaram o LINQ e o tal do Entity Framework. Pensei eu: "Finalmente agora vou ter um framework da MS pra trabalhar com ORM".

E não é que adiaram de novo... Olha a notícia aí:
http://blogs.msdn.com/adonet/archive/2007/04/28/ado-net-entity-framework-update.aspx

Tô vendo que vou continuar com o bom e velho Hibernate :-p

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: