sábado, maio 24, 2008

O que significa ser arquiteto?

Uma discussão que freqüentemente vem à tona em fóruns, posts ou até mesmo num bate papo informal é: Qual o verdadeiro papel de um arquiteto?

Já ouvi versões dizendo que um arquiteto é um programador experiente, outras dizendo que é uma pessoa que consegue projetar softwares que atenderão todos os requisitos do cliente, porém visando uma aplicação fácil de manter, com boa performance, etc.

A minha opinião é de que um arquiteto tem que ter um conhecimento amplo de tecnologia e saber utilizá-las em cenários adequados visando resolver o problema proposto. Nem mais, nem menos. Apenas o problema proposto.

O arquiteto tem que ter a sensibilidade de identificar a real necessidade de negócio do cliente e lhe propor a melhor solução e também soluções alternativas que poderão, de fato, viabilizar o negócio, já que nem sempre a melhor solução é a mais viável.

Como esse assunto dá muito pano pra manga, recomendo uma leitura na última edição do The Architecture Journal. Essa última edição aborda exatamente o papel do arquiteto e também oferece um espaço para você dar a sua opinião e conferir o que os outros arquitetos pensam sobre o assunto. Confiram o fórum de discussão em http://msdn.microsoft.com/en-us/architecture/cc460196.aspx

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: