quarta-feira, novembro 05, 2008

Pesquisa sobre Testes Unitários

O portal The Server Side .NET fez uma pesquisa bastante interessante sobre a utilização dos testes unitários. A pesquisa foi realizada em dois momentos, o primeiro em Fevereiro de 2006 e um outro agora em Outubro de 2008 e levantou basicamente se testes unitários são executados e de que forma eles são executados. Confira o resultado:

Respostas20082006
Testes unitários não são executados17%13%
O Teste unitário é informal40%46%
O casos de testes são documentados9%11%
O casos de testes e a execução são documentados14%16%
Utilizamos a abordagem de TDD20%14%


A pesquisa chegou a conclusão de que as pessoas que já faziam testes unitários, evoluíram para uma abordagem de TDD (Test Driven Development), porém as pessoas que não praticam o teste unitário possuem diversas razões, entre elas o simples fato de sentirem que o teste unitário não agrega nenhum valor ao negócio ou até mesmo por achar essa prática difícil.

Se você faz parte desse grupo de pessoas que não praticam testes, seja ele unitários ou não, pelos motivos citados acima, convido-o a conhecer um pouco do Visual Studio Team System 2008 Test Edition.

O VSTS Test Edition permite que você faça com, muita facilidade, testes unitários, testes web, testes de carga, verificação de cobertura de código, gerenciamento de test cases e muito mais. Com isso, a desculpa de que fazer teste é difícil não vale mais, mas se você ainda acha que isso não agrega valor ao seu negócio, comece a avaliar os relatórios que são gerados baseados nesses dados coletados e você conseguirá ver a qualidade do seu projeto sendo apresentada em gráficos em tempo real.

Infelizmente, tenho apenas um post publicado sobre o assunto, este falando sobre testes unitários com code coverage, mas em breve pretendo falar um pouco mais sobre essa fantástica ferramenta.

Até a próxima e bons testes.
André Dias

Um comentário:

Rui Guimarães disse...

Bom dia,

Gostaria de ler o seu artigo sobre nhibernate:
http://www.enterpriseguys.com/Artigos.aspx?ColunaID=1

mas está com broken link. Podia-me ajudar?

- Rui