quinta-feira, janeiro 17, 2008

Migrando Team System 2005 para Team System 2008

Primeiro post do ano. Eu poderia começar falando sobre como foram as minhas férias, viagens, mas que férias? No máximo uma prainha no Guarujá/SP na virada do ano. Então vamos ao que eu fiz no lugar das férias, vamos falar sobre como migrar o Team System da versão 2005 para 2008.

Antes de tudo vou explicar o cenário que tinhamos. Tinhamos uma instalação Single Server do TS2005. Ela começou com apenas um projeto para avaliarmos o produto e em pouco mais de um mês começamos a colher os resultados com diversos relatórios sobre o projeto, acompanhamento em tempo real das atividades, um ótimo controle do ciclo de vida do projeto. Pronto! Foi suficiente para convencer o gerente e migrarmos todos os projetos, até então no Source Safe, para o Team System.

Como consequência, o servidor ficou mais lento, as builds começaram a demorar mais e resolvemos migrar para uma arquitetura multi-server. Aproveitamos também que o Team System 2008 já estava em RTM e fizemos a migração de versão também.

Existem vários procedimentos para migração e apesar do guia não recomendar, saímos de uma arquitetura single server 2005 diretamente para uma multi-server 2008.

Inicialmente fizemos a migração do Sharepoint Services 2.0 para o Sharepoint Services 3.0 utilizando esse o artigo TN1501: Configuring Windows SharePoint Services 3.0 on the Visual Studio 2005 Team Foundation Server Application Tier.

Em seguida fizemos o Upgrade do Team System 2005 para o Team System 2008 apenas para atualizar as bases de dados do 2005 para o formato do 2008. Para realizar esse procedimento utilizamos o Team Foundation Installation Guide for Visual Studio Team System 2008.

Depois disso fizemos uma instalação do zero utilizando quatro servidores novos:
1) Team Foundation Application Server
2) Team Foundation Database Server
3) Team Foundation Build Server
4) Sharepoint Server 2007

Essa instalação multi-server também pode ser encontrada no Installation Guide do TS2008.

Com um conjunto de máquinas zerinho e o servidor antigo migrado para a estrutura do Team System 2008. Foi só fazer o backup de todos os bancos de dados do Single Server e restauramos na arquitetura Multi-Server utilizando esse imenso guia How to: Move Your Team Foundation Server from One Hardware Configuration to Another.

Não foi uma instalação simples, também não achamos um guia que mostrasse o caminho completo para fazer essa migração do jeito que queriamos então utilizamos esse conjunto de guias que deu num resultado perfeito.

Hoje, estamos com essa arquitetura multi-server funcionando perfeitamente e utilizando praticamente todos os recursos disponíveis no Team System 2008. Os novos templates de processos estão bem mais completos, o gerenciamento de builds ficou muito mais fácil, a customização do portal do projeto com o Sharepoint Server 2007 está muito mais tranquila. Então se você tem a oportunidade de fazer essa migração, recomendo que perca um tempinho planejando e vá em frente porque os resultados valem a pena.

Um abraço
André Dias

Nenhum comentário: