Primeiro post do ano. Eu poderia começar falando sobre como foram as minhas férias, viagens, mas que férias? No máximo uma prainha no Guarujá/SP na virada do ano. Então vamos ao que eu fiz no lugar das férias, vamos falar sobre como migrar o Team System da versão 2005 para 2008.
Antes de tudo vou explicar o cenário que tinhamos. Tinhamos uma instalação Single Server do TS2005. Ela começou com apenas um projeto para avaliarmos o produto e em pouco mais de um mês começamos a colher os resultados com diversos relatórios sobre o projeto, acompanhamento em tempo real das atividades, um ótimo controle do ciclo de vida do projeto. Pronto! Foi suficiente para convencer o gerente e migrarmos todos os projetos, até então no Source Safe, para o Team System.
Como consequência, o servidor ficou mais lento, as builds começaram a demorar mais e resolvemos migrar para uma arquitetura multi-server. Aproveitamos também que o Team System 2008 já estava em RTM e fizemos a migração de versão também.
Existem vários procedimentos para migração e apesar do guia não recomendar, saímos de uma arquitetura single server 2005 diretamente para uma multi-server 2008.
Inicialmente fizemos a migração do Sharepoint Services 2.0 para o Sharepoint Services 3.0 utilizando esse o artigo TN1501: Configuring Windows SharePoint Services 3.0 on the Visual Studio 2005 Team Foundation Server Application Tier.
Em seguida fizemos o Upgrade do Team System 2005 para o Team System 2008 apenas para atualizar as bases de dados do 2005 para o formato do 2008. Para realizar esse procedimento utilizamos o Team Foundation Installation Guide for Visual Studio Team System 2008.
Depois disso fizemos uma instalação do zero utilizando quatro servidores novos:
1) Team Foundation Application Server
2) Team Foundation Database Server
3) Team Foundation Build Server
4) Sharepoint Server 2007
Essa instalação multi-server também pode ser encontrada no Installation Guide do TS2008.
Com um conjunto de máquinas zerinho e o servidor antigo migrado para a estrutura do Team System 2008. Foi só fazer o backup de todos os bancos de dados do Single Server e restauramos na arquitetura Multi-Server utilizando esse imenso guia How to: Move Your Team Foundation Server from One Hardware Configuration to Another.
Não foi uma instalação simples, também não achamos um guia que mostrasse o caminho completo para fazer essa migração do jeito que queriamos então utilizamos esse conjunto de guias que deu num resultado perfeito.
Hoje, estamos com essa arquitetura multi-server funcionando perfeitamente e utilizando praticamente todos os recursos disponíveis no Team System 2008. Os novos templates de processos estão bem mais completos, o gerenciamento de builds ficou muito mais fácil, a customização do portal do projeto com o Sharepoint Server 2007 está muito mais tranquila. Então se você tem a oportunidade de fazer essa migração, recomendo que perca um tempinho planejando e vá em frente porque os resultados valem a pena.
Um abraço
André Dias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário