quinta-feira, janeiro 17, 2008

Como alterar o Team Foundation Server no Project - Parte 2

Mês passado, eu publiquei um post sobre como alterar o servidor do Team System no MS Project 2007 / Excel .

Para quem não está acompanhando, o Team System oferece diversas opções de clients: o próprio Visual Studio com o Team Explorer, o Internet Explorer acessando o Team System Web Access e temos também o Excel e o Project.

O problema é que uma vez que você seleciona o servidor e projeto com qual vai trabalhar, você nunca mais pode alterar. Imagine eu tentando explicar pro meu gerente que o crograma dele com centenas de atividades não poderia mais se conectar ao Team System e ele não poderia mais sincronizar o status das ativades, nem publicar mais nada. Acho que ele não gostou muito :-)

Como citado anteriormente, publiquei um post que mostrava como contornar isso, mas há uma forma muito mais inteligente de fazer isso: Coloquei esse problema no fórum americano e uma pessoa do time me deixou um e-mail dizendo pra eu entrar em contato que ele tinha um software interno para corrigir isso.

Mandei o e-mail para o cidadão que prontamente me respondeu com o software em anexo junto com um pequeno manual e não é que o software funcionou :-) Ele disse ainda que é muito provável que essa ferramenta seja anexada a próxima versão do Power Tools.

Se você está precisando fazer isso agora e não pode esperar até a próxima versão, entre em contato comigo que encaminho a ferramenta.

Um abraço
André Dias

2 comentários:

Alcemir Mattos (acmattos@viking.com.br) disse...

Bom dia André,

estou passando por este problema no momento. Criamos um projeto no Team System, e publicamos o cronograma, porém o projeto não foi criado como "CMMI", o que gerou a necessidade de criação de um novo projeto do tipo "CMMI" e em seguida fizemos um branch dos documento para o novo projeto. Ocorre que agora necessito desvincular o cronograma existente, do projeto anterior do Team System, para publicar as tarefas no novo projeto, porém não consigo alterar o projeto do Team System no cronograma. Assim solicito que me envie esta ferramenta, ou caso já exista, o caminho para baixar a nova versão do Power Tolls com a solução para o problema.

Paulo Eduardo disse...

Bom dia André,

Não sei se essa ferramenta me ajudaria. Estou com o seguinte problema. Criei um Team Project através da minha intranet, selecionando o servidor do TFS através do Nome interno do mesmo. Criei no wizard o Portal do projeto e tudo funciona muito bem internamente. Como tenho pessoas fazendo acesso externo ao portal do projeto (clientes e colaboradores da equipe de projeto) acabei percebendo que ao acessar o portal do projeto pela internet o caminho referênciado para arquivos de documentos e relatórios do projeto estão fixos com o nome da maquina do meu TFS que na internet não pode ser encontrado. Possuimos um dyndns.org para acesso externo ao servidor TFS e gostaria se possível de substituir o nome da maquina registrado no Team Project pelo dyndns para acesso externo, possibilitando assim que de qualquer lugar (intranet ou extranet) seja possível se conectar ao team project, portal ou qualquer recurso no servidor TFS.
Caso não tenha sido claro o suficiente, estou a disposição para tentar exclarecer.
Desde já muito obrigado.
At.
Paulo Eduardo
paulo.dantas@phsbrasil.com.br