quinta-feira, agosto 07, 2008

Como atualizar o Team System 2008

Uma pergunta bastante freqüente, principalmente para quem está começando com o Team System e avaliando o produto é "Posso migrar o TFS 2008 Workgroup para o TFS 2008 Standard ?".

Sim é possível, mas é importante esclarecer alguns pontos antes:
  • A única diferença entre o TFS Workgroup e o TFS Standard é a limitação de usuários. O acesso ao TFS Workgroup está limitado em 5 usuários.
  • Você não precisa obrigatoriamente colocar o TFS no domínio para tê-lo em sua versão Standard.

Vamos aos procedimentos de migração então:

- Se você quer apenas migrar para a versão Standard sem precisar colocar a máquina no domínio, bastaria você digitar a product key do TFS no Add/Remove Programs, no entanto, há um bug que deixará os campos da product key desabilitados. Isso é facilmente contornado, rodando o setup.exe do CD. Ele cairá na mesma tela que o Add/Remove Programs, porém desta vez os campos estarão habilitados.

- Se você quer adicionar um TFS no domínio, basta seguir os passos descritos nesse blog http://blogs.msdn.com/tolong/archive/2007/01/25/promote-team-foundation-server-from-workgroup-to-domain.aspx. Eu não testei esse procedimento, no entanto, o autor descreve vários passos descritos no guia da Microsoft que ensina como migrar o TFS de um server para outro. Então, é bem provável que funcione.

No início do ano, escrevi um post relatando como foi a nossa migração do TFS 2005 Single Server, para TFS 2008 Multi Server integrado com Sharepoint Server 2007. Pra quem está com esse cenário, vale a pena a leitura.

Para mais informações consulte Team Foundation Server Upgrade Types e também How to: Upgrade from Team Foundation Server Workgroup Edition.

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: