quarta-feira, setembro 24, 2008

Você está pronto para receber o VSTS “Rosario” ?

Você que já leu as novidades do Team System Rosario, ficou super empolgado com o produto e está super ansioso para testar os novos recursos como novos relatórios, rastreabilidade completa, diagramas UML e etc, cuidado!

Ok, ok! Esse suspense foi só pra chamar a atenção. Na verdade, gostaria de chamar a atenção, pois alguns produtos que são utilizados com o TFS Server 2008, não serão suportados no VSTS Rosario. Confira abaixo uma lista de modificações no produto e já vá preparando o seu ambiente para receber a próxima versão do Team System.

Sistemas Operacionais: Foi pensado em remover o suporte ao Windows Server 2003, mas a vantagem não seria significante perto dos problemas que seriam causados aos clientes. Então o VSTS Rosario irá suportar o Windows Server 2003, 2008 e futuras versões do Windows Server.

64-bit: Finalmente, suporte completo 64-bit nos servidores, no entanto, as versões seguintes aos VSTS Rosario não suportarão mais 32-bit, então fica a recomendação para você ir pensando numa futura migração nos próximos 2 anos.

Virtualização: Testes estão sendo feitos para suportar ambientes virtualizados, mas continua a recomendação de manter o SQL Server em uma máquina física.

SQL Server: Talvez a mudança mais brusca no VSTS Rosario. O produto não suportará o SQL Server 2005. Essa decisão foi tomada devido a qualidade do Reporting Services 2008 ser muuuuito superior ao RS 2005. Segundo Bryan Harry, foi uma decisão muito difícil, mas já está decidido. Pelos menos, eles estão prometendo uma qualidade muito superior nos relatórios que temos hoje. É esperar para ver.

Sharepoint: Outra mudança, mas essa é menos traumática. O Sharepoint 2.0 será descontinuado, o suporte ao Sharepoint 3.0 / 2007 será mantido e a sua instalação será opcional. Essa mudança foi realizada porque vários clientes deram feedbacks de que as funcionalidades de portal do VSTS não eram features de alta prioridade.

Project Server: Como citado no post sobre as novidades do TFS Rosario, o produto terá uma integração com o Project Server de forma nativa.

Build Server: Será necessário atualizar todos os Build Servers para o VSTS Rosario, no entanto essa alteração não terá impacto devido a melhorias nas features de compilar aplicações para diversas versões do .net framework.

Sistemas Operacionais – Client: Continua do mesmo jeito, suporte ao Windows XP, Vista, Windows 2003 e para as próximas versões do SO.

Clients: Também nada com o que se preocupar, updates para o Team Explorer 2005, 2008 e para o provider MSSCI serão lançados.

Office: O suporte ao Office 2003 será removido. Essa decisão foi tomada para permitir a inclusão de recursos de Undo no Microsoft Project e de “persistência de fórmulas” no Excel.

Você pode ver mais detalhes sobre esse documentação de “recomendações para migração” no blog do Bryan Harry.

Abraços
André Dias

2 comentários:

Luiz Henrique C. Corrêa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Henrique C. Corrêa disse...

O que me preocupa com essas frenéticas atualizações, é que o mercado não consegue amadurecer para utilizar todos os recursos disponíveis do produto. Vejo o Team System como uma ferramenta fantástica, arriscando até a classificá-la como imprescindível para uma Software House, porém, essas constantes evoluções assustam um pouco, e certamente dificulta a adoção, já que sabemos que logo em seguida teremos mais uma versão... Fica a pergunta, quando adotar? Qual versão esperar?