quarta-feira, dezembro 12, 2007

Como alterar o Team Foundation Server no Project 2007

Há alguns meses, implantamos o Team System na empresa para avaliarmos o produto. Foi uma instalação Single Server, apenas um projeto de avaliação e muuuuita experiência. Os resultados foram tão bons que hoje temos todos os projetos da empresa hospedados nele e dezenas de desenvolvedores conectados no Team Foundation Server e integração com Excel, Project, desenvolvimento externo, continuous integration, etc.

Acontece que o número de acessos aumentou, os recursos utilizados também e vimos a necessidade de migrar o Team System para uma arquitetura distribuída. Então, colocamos o Team System em algumas máquina, restauramos o Backup e fizemos a migração com sucesso.

Colocamos o servidor novo no ar, notificamos os desenvolvedores e analistas para apontarem para o novo servidor e quando achávamos que estava tudo bem, me aparece um gerente dizendo que não conseguia mais atualizar o MS Project Professional 2007 que estava conectado ao Team System.

Após muito pesquisar, qual é a solução que a Microsoft oferece? Criar um project do zero, importar os Work Items e fazer uma espécie de Merge na unha. Confesso que não acreditei quando vi que tanto o MS Project quanto o Excel não permitem alterar o endereço do Servidor do Team System.

Uma gambiarra que fizemos para resolver o problema temporariamente, foi alterar o arquivo hosts do Windows para apontar o nome do servidor antigo para o IP do novo servidor, mas não recomendo ninguém a fazer isso, pois é muuuuita gambiarra :-) Foi apenas uma solução temporária que encontramos.

Enquanto não achamos uma solução melhor, vou seguir o que a Microsoft indicou no artigo Reconnect a Microsoft Project File to Team Foundation Server.

Mas que foi um belo balde de água fria, num momento que estávamos super empolgados com os testes e planejamento de migração para o VSTS 2008, foi !! Espero que em breve saia algum patch pra isso.

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: