segunda-feira, outubro 27, 2008

Azure Platform

Eu devo ter em torno de 150 feeds no meu leitor RSS e acredito que pelo menos 10% deles publicaram alguma coisa sobre essa nova plataforma da Microsoft, o Azure. Eram posts publicados por pessoas do times de produtos, MVPs, pessoas que estavam acompanhando o PDC online, etc.



Mas afinal o que é o Azure? Eu confesso que ainda não digeri toda essa informação. É um novo sistema operacional? É um novo framework? É uma nova plataforma? É uma nova forma de construir software? Parece que é tudo isso. O engraçado é que me lembro de já ter passado por isso na época do lançamento do .net, onde tinhamos o Windows .Net Server (Windows 2003), o ASP+ (asp.net), ADO+ (ado.net), web services. E a pergunta que mais se ouvia era: O que é .NET ??

Enfim, demorou mas entendi o que era .NET, naquela época aprendi a construir software de uma maneira diferente, o conceito de serviços estava mais forte do que nunca, o XML começava a ficar popular e hoje temos um novo ciclo começando, o ciclo da cloud computing e o Azure é o cara que vai tornar tornar isso possível. (ok nem tanto, ele vai facilitar a nossa vida).

Dei uma olhada muito rápida pelo Azure, mas gostei de saber que vamos ter uma infra de ESB, Access Control, Workflow prontinha para utilizarmos. Agora é só colocar um tempinho na agenda pra conseguir entender como isso funciona.

Ah lógico, esse tempinho tem que ser compartilhado com WCF, WF, Entity Framework, ADO.NET Services, SQL 2008, SSDS, Sync Framework, Velocity, VSTS 2010 ... Vai ser moleza !!!

Alias, queria entender porque a Microsoft Brasil organizou um TechEd sabendo que ia ter esse monte de novidade duas semanas depois do evento. Poderia ter um PDC Brasil daqui uns 2 ou 3 meses né ?? Facilitaria a nossa vida !

Abraços
André Dias

VSTS 2010 CTP Disponível

O Visual Studio Team System 2010 codename "Rosario" já está disponível. Baixe-o em https://connect.microsoft.com/VisualStudio/content/content.aspx?ContentID=9790

Diversão garantida por algumas semanas :-)
Abraços
André Dias

quinta-feira, outubro 23, 2008

Lançamento do Portal InfoQ Brasil

Vamos juntos fortalecer a Comunidade Brasileira de Desenvolvimento de Software.

Evento de lançamento do InfoQ Brasil. Participe! Inscreva-se!

No dia 01 de Novembro de 2008 a InfoQ Brasil deverá ser disponibilizada ao público. O intuito é Fortalecer a Comunidade Brasileira de Desenvolvimento de Software e para celebrar este momento, nada melhor do que um encontro com os editores e alguns experts sobre os assuntos abordados no portal.

Nesse evento teremos profissionais consagrados no mercado falando sobre os tópicos mais importantes abordados no portal. A grade irá abordar assuntos como Java, .NET, SOA, Ruby, Agile e Arquitetura. Todas as palestras terão um formato de painel, expondo o que há de mais recente em cada Queue.

Acesse e veja a grade de palestras...

terça-feira, outubro 21, 2008

Como manter Build Labels após excluir uma Build Definition

Toda vez que uma build é executada no Team Build, uma label é aplicada automaticamente ao código fonte para identificar o código que foi utilizado na geração da Build. Esse é um recurso extremamente útil, pois se você precisar "voltar no tempo" e resgatar um código de uma build gerada há 2 meses, por exemplo, é possível.

O problema era que quando você excluia a build definition, todas as labels aplicadas por essa build definition também eram excluídas e você perdia o recurso de obter um código fonte através de labels.

Com o lançamento do TFS 2008 SP1, o produto trouxe uma solução provisória para contornar esse problema. Basta você inserir o seguinte trecho de código no web.config do Application Tier.

<appsettings>
<add key="PreserveLabelsOnBuildDeletion" value="true">
</appsettings>

Essa solução permitirá que você escolha entre excluir ou não as labels durante a exclusão de uma build definition. Porém, é uma opção que será aplicada a todo o servidor e não por build definition.

No VSTS 2010 essa opção estará disponível através de interface visual e para cada tipo de build.

Até a próxima,
André Dias

domingo, outubro 19, 2008

Gated Checkin - Nova política de check-in do VSTS 2010

Quem esteve presente no TechEd 2008, teve a grande oportunidade de ver a mais recente versão do Visual Studio Team System 2010 na palestra do Igor Abade. Eu confesso que fazia muito tempo que um produto não me impressionava tanto.

Nesta palestra, tivemos a oportunidade de ver grandes novidades do produto, tais como: “Gated Checkin” que é uma nova política de check-in que impede que um código que não compila vá para a build principal, novos diagramas da UML inclusive com validação da arquitetura contra código desenvolvido, mas o que mais me impressionou foi a nova ferramenta de testes. Finalmente teremos uma ferramenta da MS para testes em qualquer tipo de aplicação (Win Forms, Web, WPF, etc).

Infelizmente, a versão do VSTS 2010 demonstrada ainda não está pública, mas segundo o Igor, o próximo CTP estará disponível após o PDC 2008 que ocorrerá no final deste mês.

Se você ficou interessado na nova feature do Gated Check-in, já existe um projeto no CodePlex chamado TFS Check-in Validation Tool que apresenta, como uma de suas features, um recurso similar ao Gated Check-in. Ainda não efetuei testes, mas li alguns posts muito bons sobre a ferramenta.

Estarei gravando, nesta semana, dois vídeos sobre o Team Build, um comentando sobre a compilação de um projeto Java e outro avaliando o TFS Check-in Validation Tool. Aguardem.

Abraços
André Dias

sábado, outubro 11, 2008

VSTS Videos: #1 - Monitorando Workspaces

Olá pessoal,

Já faz algum tempo que eu quero iniciar a publicação de uma série de vídeos sobre o VSTS, mas só agora consegui juntar todos os requisitos que eu precisava: software de gravação adequado, câmera, um bom conjunto de material (diferente do tradicional, ex: criar work items) e principalmente, tempo.

Com isso, inicio hoje a publicação do primeiro vídeo da série que está falando sobre como criar uma aplicação para monitorar downloads do Source Control através do acesso a tabela de Logs (TfsActivityLogging) do VSTS.

Os temas serão os mais variados possíveis e tratarão inicialmente de customizações e integrações com cenários reais que encontramos durante algumas implantações do VSTS nos nossos clientes. Em seguida falarei também sobre as novidades da próxima versão do produto, o VSTS 2010 (assim que a Microsoft liberar uma versão mais atual do produto para testes).

Bom, espero que vocês gostem e principalmente que comentem o vídeo e se possível, gostaria também da sugestão de alguns temas para os próximos vídeos.



Se você desejar assistir o vídeo no seu player favorito ou mesmo efetuar o download, acesse http://silverlight.services.live.com/81097/Monitorando%20Workspaces/video.wmv

update: após algumas experiências, acabei optando pela publicação no Microsoft Silverlight Streaming. Foi a melhor opção encontrada tanto em formato pequeno quanto em full screen. Valeu pela dica Alex.

Abraços
André Dias