domingo, outubro 19, 2008

Gated Checkin - Nova política de check-in do VSTS 2010

Quem esteve presente no TechEd 2008, teve a grande oportunidade de ver a mais recente versão do Visual Studio Team System 2010 na palestra do Igor Abade. Eu confesso que fazia muito tempo que um produto não me impressionava tanto.

Nesta palestra, tivemos a oportunidade de ver grandes novidades do produto, tais como: “Gated Checkin” que é uma nova política de check-in que impede que um código que não compila vá para a build principal, novos diagramas da UML inclusive com validação da arquitetura contra código desenvolvido, mas o que mais me impressionou foi a nova ferramenta de testes. Finalmente teremos uma ferramenta da MS para testes em qualquer tipo de aplicação (Win Forms, Web, WPF, etc).

Infelizmente, a versão do VSTS 2010 demonstrada ainda não está pública, mas segundo o Igor, o próximo CTP estará disponível após o PDC 2008 que ocorrerá no final deste mês.

Se você ficou interessado na nova feature do Gated Check-in, já existe um projeto no CodePlex chamado TFS Check-in Validation Tool que apresenta, como uma de suas features, um recurso similar ao Gated Check-in. Ainda não efetuei testes, mas li alguns posts muito bons sobre a ferramenta.

Estarei gravando, nesta semana, dois vídeos sobre o Team Build, um comentando sobre a compilação de um projeto Java e outro avaliando o TFS Check-in Validation Tool. Aguardem.

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: