segunda-feira, outubro 27, 2008

Azure Platform

Eu devo ter em torno de 150 feeds no meu leitor RSS e acredito que pelo menos 10% deles publicaram alguma coisa sobre essa nova plataforma da Microsoft, o Azure. Eram posts publicados por pessoas do times de produtos, MVPs, pessoas que estavam acompanhando o PDC online, etc.



Mas afinal o que é o Azure? Eu confesso que ainda não digeri toda essa informação. É um novo sistema operacional? É um novo framework? É uma nova plataforma? É uma nova forma de construir software? Parece que é tudo isso. O engraçado é que me lembro de já ter passado por isso na época do lançamento do .net, onde tinhamos o Windows .Net Server (Windows 2003), o ASP+ (asp.net), ADO+ (ado.net), web services. E a pergunta que mais se ouvia era: O que é .NET ??

Enfim, demorou mas entendi o que era .NET, naquela época aprendi a construir software de uma maneira diferente, o conceito de serviços estava mais forte do que nunca, o XML começava a ficar popular e hoje temos um novo ciclo começando, o ciclo da cloud computing e o Azure é o cara que vai tornar tornar isso possível. (ok nem tanto, ele vai facilitar a nossa vida).

Dei uma olhada muito rápida pelo Azure, mas gostei de saber que vamos ter uma infra de ESB, Access Control, Workflow prontinha para utilizarmos. Agora é só colocar um tempinho na agenda pra conseguir entender como isso funciona.

Ah lógico, esse tempinho tem que ser compartilhado com WCF, WF, Entity Framework, ADO.NET Services, SQL 2008, SSDS, Sync Framework, Velocity, VSTS 2010 ... Vai ser moleza !!!

Alias, queria entender porque a Microsoft Brasil organizou um TechEd sabendo que ia ter esse monte de novidade duas semanas depois do evento. Poderia ter um PDC Brasil daqui uns 2 ou 3 meses né ?? Facilitaria a nossa vida !

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: