quarta-feira, julho 30, 2008

Como fazer Backup do Team System

Vamos imaginar o seguinte cenário: Você passa algumas horas lendo o Installation Guide do Team System, cria os usuários do Team System no AD, instala o Windows 2003, SQL Server 2005, aplica os patches direitinho, configura o Sharepoint finalmente instala o Team Foundation Server.

Você fica todo feliz, começa a migrar todos os projetos da empresa pro Team System, configura build daqui, customiza um processo ali e depois de um mês, com toda a empresa dependendo do Team System, o servidor resolve "capotar".

É um cenário meio catastrófico, mas confesso que já aconteceu comigo. Aí o gerente olha pra você e fala: "me coloca esse servidor no ar o mais rápido possível, pois estou com o time todo parado, e se fosse o antigo Source Safe eu já tinha restaurado o .dat e estava tudo bem".

Realmente, nesse ponto ele tinha razão, o processo de backup / restore do Team System é um pouquinho mais difícil que o do Source Safe, mas porque estou contando toda essa histórinha? Na verdade, é só pra te comover um pouco e pra você se lembrar que caso não tenha planejado o Backup do seu Team System, já passou da hora de fazer. Vamos ver como:

Por trabalhar de forma integrada com Sharepoint e com Reporting Services o processo de Backup do Team System requer que todos os bancos de dados sejam "backupeados" ao mesmo tempo. Se o backup dos bancos forem executados de forma separada, poderá haver inconsistências nos seus dados, então sugiro que você leia a receitinha de bolo da Microsoft dizendo passo a passo o que você deve fazer para ter um backup íntegro do seu Team System.

O procedimento de backup pode ser acessado nesta URL http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms253070(vs.80).aspx e recentemente foi publicado um vídeo muito bom executando o procedimento e mostrando como fazer isso na prática. Vale a pena a visita em http://msdn.microsoft.com/en-us/vsts2008/cc770261.aspx.

Uma última dica pra finalizar que não está nos procedimentos da Microsoft: Considere o uso de máquinas virtuais para o seu Team System. Nós conseguimos reduzir o tempo de restore do Team System no caso de crash total da máquina de 6 horas para 30 minutos usando essa abordagem.

Um abraço
André Dias

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, André.

Concordo com você. Aqui na empresa estou mantendo o Team System numa máquina virtual e isto agiliza muito os procedimentos de backup e restore.

Não sei se é o ideal para todos os tipos de instalação do Team System mas, pelo menos na instalação Single Server, tem ido tudo muito bem.

Grande abraço, continue postando.
Eduardo Costa.

Andre Dias disse...

Eduardo,
Utilizamos a instalação multi-server em nosso ambiente e ele estava todo virtualizado. Alias, todos os nossos servidores estavam dessa forma e a facilidade de criar e restaurar máquinas era incrível. Nossa instalação do Team System estava dividida em 4 servidores. Se quiser dar uma olhada em como ela foi implementada, dê uma olhada neste post http://andrediasbr.blogspot.com/2008/01/migrando-team-system-2005-para-team.html

Abraços e obrigado pelo comment
André

Anônimo disse...

André, bom saber da sua experiência.

Já anotei o endereço.

Abraços,
Eduardo Costa.