Vamos imaginar o seguinte cenário: Você passa algumas horas lendo o Installation Guide do Team System, cria os usuários do Team System no AD, instala o Windows 2003, SQL Server 2005, aplica os patches direitinho, configura o Sharepoint finalmente instala o Team Foundation Server.
Você fica todo feliz, começa a migrar todos os projetos da empresa pro Team System, configura build daqui, customiza um processo ali e depois de um mês, com toda a empresa dependendo do Team System, o servidor resolve "capotar".
É um cenário meio catastrófico, mas confesso que já aconteceu comigo. Aí o gerente olha pra você e fala: "me coloca esse servidor no ar o mais rápido possível, pois estou com o time todo parado, e se fosse o antigo Source Safe eu já tinha restaurado o .dat e estava tudo bem".
Realmente, nesse ponto ele tinha razão, o processo de backup / restore do Team System é um pouquinho mais difícil que o do Source Safe, mas porque estou contando toda essa histórinha? Na verdade, é só pra te comover um pouco e pra você se lembrar que caso não tenha planejado o Backup do seu Team System, já passou da hora de fazer. Vamos ver como:
Por trabalhar de forma integrada com Sharepoint e com Reporting Services o processo de Backup do Team System requer que todos os bancos de dados sejam "backupeados" ao mesmo tempo. Se o backup dos bancos forem executados de forma separada, poderá haver inconsistências nos seus dados, então sugiro que você leia a receitinha de bolo da Microsoft dizendo passo a passo o que você deve fazer para ter um backup íntegro do seu Team System.
O procedimento de backup pode ser acessado nesta URL http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms253070(vs.80).aspx e recentemente foi publicado um vídeo muito bom executando o procedimento e mostrando como fazer isso na prática. Vale a pena a visita em http://msdn.microsoft.com/en-us/vsts2008/cc770261.aspx.
Uma última dica pra finalizar que não está nos procedimentos da Microsoft: Considere o uso de máquinas virtuais para o seu Team System. Nós conseguimos reduzir o tempo de restore do Team System no caso de crash total da máquina de 6 horas para 30 minutos usando essa abordagem.
Um abraço
André Dias
3 comentários:
Oi, André.
Concordo com você. Aqui na empresa estou mantendo o Team System numa máquina virtual e isto agiliza muito os procedimentos de backup e restore.
Não sei se é o ideal para todos os tipos de instalação do Team System mas, pelo menos na instalação Single Server, tem ido tudo muito bem.
Grande abraço, continue postando.
Eduardo Costa.
Eduardo,
Utilizamos a instalação multi-server em nosso ambiente e ele estava todo virtualizado. Alias, todos os nossos servidores estavam dessa forma e a facilidade de criar e restaurar máquinas era incrível. Nossa instalação do Team System estava dividida em 4 servidores. Se quiser dar uma olhada em como ela foi implementada, dê uma olhada neste post http://andrediasbr.blogspot.com/2008/01/migrando-team-system-2005-para-team.html
Abraços e obrigado pelo comment
André
André, bom saber da sua experiência.
Já anotei o endereço.
Abraços,
Eduardo Costa.
Postar um comentário