terça-feira, julho 29, 2008

Novidades do Team System Rosario

O VSTS 2008 (conhecido como Orcas), nem tinha sido lançado e a Microsoft já estava trabalhando na próxima versão do produto, o Visual Studio Team System “Rosario”.

Enquanto o VSTS 2008 não trouxe muitas novidades em relação ao seu antecessor, o Visual Studio Team System “Rosario” está prometendo uma verdadeira revolução no produto. Muitas das features solicitadas pelo pessoal que trabalha com o Team System está presente na especificação do novo produto, entre elas: gerenciamento de portfólios de projetos e integração com o Project Server nativa, rastreabilidade e análise de impacto, diversas melhorias nas ferramentas de testes e muito mais.

Confira as principais novidades do Team System “Rosario” abaixo:

  1. Priorização e gerenciamento de projetos de TI compartilhado com o Project Server através de integração direta. (Hoje, isso é feito através de um plug-in chamado PsTfsConnector )

  2. Gerenciamento de portfólios de projetos para permitir um gerenciamento de recursos balanceado de acordo com as necessidades de negócios.

  3. Rastreabilidade completa (ex. work items hierárquicos) para permitir rastrear artefatos contra requisitos de negócio e possibilidade de realizar análises de impacto rapidamente de acordo com requisições de mudanças.

  4. Métricas e Dashboards para visão compartilhada de status e progresso do projeto em relação aos artefatos previstos para as entregas.

  5. Novos recursos poderosos para permitir que desenvolvedores e testadores possam rapidamente identificar, comunicar, priorizar, diagnosticar e resolver bugs.

  6. Gerenciamento de test case integrado para criar, organizar e gerenciar test cases com os times de desenvolvimento e testes.

  7. Automação de testes e guias para ajudar desenvolvedores e testadores a focarem em testes de negócio ao invés de tarefas repetitivas e manuais.

  8. Métricas de qualidade para decisões de release no formato “vai/não vai” se uma aplicação está pronta para produção e se foi totalmente testada contra os requisitos de negócio.

  9. Rápida integração de times remotos, distribuídos e desconectados no processo de desenvolvimento.

  10. Fácil customização de processos e guias da Microsoft e de parceiros para ajustar a forma que o seu time trabalha.

  11. Suporte integrado para construção de setups usando Windows Installer XML technology

  12. Melhorias na build, no controlador de versão (Source Control) e na administração multi-server.

Pra quem se interessou, há uma máquina virtual completinha disponível com o produto para download, é uma versão de abril/08 e possui pouco mais de 8 GB, então além de paciência recomendo um bom gerenciar do downloads. O endereço para baixá-la é http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=65d0e3bd-9df3-421a-804f-8f01bd90f0b4&displaylang=en&tm

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: