segunda-feira, julho 28, 2008

Team System : Um caminho mais curto para obter o CMMi

Que o Team System é um produto para ALM (Application Lifecycle Management – Gerenciamento de Ciclo de Vida de Aplicações) todo mundo está cansado de saber. O que algumas pessoas talvez não saibam é que o Team System pode facilitar, e muito, a vida da sua empresa na obtenção do CMMi nível 3. Vamos entender por que.

O CMMi pede que você tenha Gerenciamento de Configuração, Medição e Análise, Monitoramento e Controle de Projeto, Planejamento do Projeto, Garantia de Qualidade do Produto e do Processo, Gerenciamento de Requisitos e Gerenciamento de Fornecedores, isso só pra citar as Áreas de Processos do nível de maturidade 2.

O Team System consegue endereçar todos esses requisitos oferecendo versionamento de artefatos, utilizando o Source Control para controle de código fonte e o SharePoint para gerenciamento dos demais artefatos. Oferece também um gerenciamento muito bom de work items que te permite não só gerenciar requisitos, mas também ter planejamento, controle e monitoramento de projetos.

Se você achar que ainda falta alguma coisa, é só fazer a integração com o Project Server, que aí consultor nenhum de CMMi vai colocar defeito. De quebra ele traz também mais de 20 relatórios para você realizar medição e acompanhar a qualidade do seu produto e possui também diversas ferramentas de testes integradas para te auxiliar na qualidade. E por último e muito importante também, traz todo o processo descrito no portal do projeto.

Legal! Existem algumas ferramentas no mercado que também fazem isso. Talvez não tão integradas como o Team System, mas fazem. E então qual é o grande diferencial do Team System?

O Team System foi desenhado para se moldar a qualquer tipo de processo e a Microsoft fez um trabalho fantástico para desenhar um template de processo que fosse aderente ao CMMi, mas que não tivesse toda aquela burocracia que muitos acham necessário, ela criou o MSF for CMMI® Process Improvement.

Enquanto um processo CMMi típico tem em torno de 400 artefatos para estar aderente ao nível 3, o MSF for CMMI® Process Improvement, possui apenas 59. Uma redução considerável de 85%. Tudo isso é possível graças à integração da ferramenta com o template de processo e principalmente da aderência do template de processo ao manifesto ágil que é:
  • Colaboração com o Cliente sobre Negociação de Contratos
  • Responder as mudanças sobre Seguir o Planejamento
  • Pessoas e Iterações sobre Processos e Ferramentas
  • Software Funcionamento sobre Documentação Abrangente
Trazendo toda essa teoria pro lado prático e analisando um pouco da experiência que já tive. Dificilmente, você conseguirá seguir 100% o template de processo MSF for CMMI® Process Improvement, no entanto, é muuuito mais simples customizar um template com 59 artefatos desenhados para trabalhar de forma integrada com uma ferramenta que vai te dar todo o apoio na implantação e manutenção do processo do que criar um processo do zero tendo como meta uns 400 artefatos e ter várias ferramentas que não se conversam.

E tem gente que ainda pergunta por que eu gosto desse esse tal de Team System :-)

Abraços
André Dias

Nenhum comentário: