sábado, julho 26, 2008

Utilizando Team System com Eclipse

Sempre quando tento vender a idéia do Visual Studio Team System para empresas que desenvolvem sistemas para várias plataformas, na maioria das vezes, a primeira pergunta que ouço é: "Na minha empresa, utilizamos Java, VB6, Delphi e .Net. O Team System consegue gerenciar tudo isso?" E eu com o peito estufado digo com todo o prazer "Simmm !!! "

No entanto, eu nunca tinha "brincado" de integrar Team System com Eclipse, apenas com VB6 e SQL Management Studio (para saber como veja esse post), mas como nesse mundo da computação, nunca existe nunca. Surgiu a primeira necessidade de se fazer essa integração, que para a minha surpresa, foi muito simples e bastante agradável.

O primeiro passo foi baixar o plugin para eclipse no site da Teamprise. O processo de instalação é é muito simples. Basta decompactar os arquivos na pasta do eclipse e quando você abre a IDE é só escolher quais janelas do Team System você quer exibir.

O pessoal da Teamprise fez um excelente trabalho e não deixaram a desejar nem na usabilidade. Os ícones, janelas, nomenclaturas são exatamente iguais ao Visual Studio. Confiram algumas telas:

Imagem 1: Team Explorer



Imagem 2: Pending Changes (Work Items)



Imagem 3: "Solution Explorer" com integração ao VSTS



Como nem tudo são flores esse plugin tem um custo de US$ 199.00. Nada muito significante comparado ao retorno que ele te dá. O investimento realmente vale a pena.

Para os javeiros de plantão, antes de torcerem o nariz para essa ferramenta da Microsoft e dizer que o Subversion é muito melhor, dêem uma olhadinha no TS. Acho que vocês vão mudar de idéia rapidinho.

Um abraço
André Dias

Um comentário:

Unknown disse...

André Dias, Bom dia.
Tenho uma dúvida que foi levantada pela diretoria da empresa onde trabalho!
Temos produtos desenvolvidos em VB6, que estão armazenados no SVN, tem como integrar estes produtos com a ferramentas do TFS? colocar o codigo fonte dentro do repositório do TFS?

Obrigado