sábado, dezembro 08, 2007

Resumo TechEd 2007 - Dia 6

Continuando a série Resumo TechEd 2007, vamos lá com a palestras do segundo dia:

  • Infra-estrutura para o Visual Studio Team System (VSTS)

Regis Gimenis deu um overview das principais features do Team System, citou os processos que o Team System traz por default (MSF for CMMi e MSF for Agile) e outros que podem ser adicionados, como o SCRUM. Explicou os principais tipos de works items (tasks, bugs) existentes e como eles estão relacionados a cada processo. Passou pelo portal do Projeto que é baseado no Sharepoint services e gerado automaticamente quando um projeto é criado no Team System. Junto com o portal do projeto são gerados dezenas de relatórios que permitem acompanhar work items, qualidade, testes.

Na parte de testes ele mostrou um pouco sobre como criar testes manuais e testes unitários, depois deu uma focada bem legal no Source Control e falou sobre checkout, checkin, branch e merge, além das políticas que podem ser associadas durante ao checkin e por fim alguns produtos que podem ser adicionados ao team system, como o Team System Web Access.

A palestra teve muuuito conteúdo e pra quem não conhecia o produto foi um prato cheio.

  • Domain Specific Languages (DSL) com VSTS

Um assunto totalmente novo pra mim e que me agradou muito, não só pelo conteúdo técnico, mas pela forma divertida com que André Furtado apresentou.

A palestra começou com o André explicando que todo mundo usa DSL no dia a dia e eu que achava que apenas coisas como o Class Diagram do Visual Studio era DSL, acabei descobrindo que até Cobol, LISP e o bom o e velho MS-DOS são exemplos de DSL, já que as DSLs podem ser visuais ou não.

Depois ele entrou em detalhes de quando devemos ou não utilizar a DSL e basicamente devemos utilizá-la quando iremos reutilizá-la em sistemas parecidos e por fim fez uma demo criando uma DSL para um jogo de quiz.

Pra fazer uma demo daquele tamanho, num TechEd com pouco mais de uma hora de duração, o cara tem que ser muito macho.

O ppt da palestra pode ser baixado aqui.

  • VSTS 2008 Test Edition e VSTS 2008 Test Load Agent

A Patrícia Mantovani foi outra palestrante que me surpreendeu muito. Apresentou detalhes do Visual Studio Tester Edition que até então eu nem imaginava que existisse.

Além dos conhecidos testes unitários e testes manuais, a ferramenta oferece também testes web com gravação de "macros" para reprodução futura e na versão 2008 inclui o suporte a AJAX. Mostrou como fazer Databind com testes unitários. Ainda nos testes web, ela mostrou como fazer algumas customizações para deixar os testes mais inteligente e fechou com chave de ouro mostrado o teste de carga.

Durante essa demo ela simulou acessos simultaneos, utilizando varios tipos de distribuições de usuários, apresentou dezenas de gráficos fazendo com que o Visual Studio parecesse o Excel por um momento :-) e finalizou mostrando o Test Load Agent que é um utilitário que pode ser instalado em máquina da rede para literalmente BOMBARDEAR um servidor específico de teste. Muuuito legal!

  • ADO.NET Entity Framework VSTS 2008

Vou tentar ser imparcial neste comentário porque o LINQ e o EF tem me decepcionado muito ultimamente :-)

O Luciano Moreira fez uma excelente palestra mostrando a arquitetura do EF. Citou que o Beta 3 está previsto pra sair em breve, porém que não há uma data prevista de entrega do produto ainda. Falou também que Oracle e IBM estão trabalhando em conjunto com a Microsoft para liberar versões do LINQ para seus bancos de dados.

Além dessas informações que toda a comunidade que acompanha a evolução do LINQ busca, o Luciano mostrou exemplos de queries LINQ que deixou o pessoal que não conhecia de boca aberta e ao mesmo tempo desesperado quando mostrou os arquivos de mapeamento.

Após a palestra ele me disse uma coisa que me deixou intrigado. Que o Entity Framework não é um concorrente do NHibernate. Que há uma estratégia muito maior que isso que deverá integrar vários produtos e que o OR/M é só uma parte do Entity Framework.

Vou pesquisar melhor isso e postarei detalhes em breve.

  • Team Foundation Server e Project Server

A última palestra do dia e a palestra que eu mais esperava do TechEd, não foi como eu imaginava.

O Marcus Garcia teve problemas com as máquinas virtuais que não subiram e a palestra virou praticamente uma mesa redonda. A palestra acabou valendo pelas discussões que surgiram e pela continuação dela na seção Ask The Experts onde pude tirar algumas dúvidas.

  • ASK THE EXPERTS

Foi o primeiro ano que participei que teve essa seção. Trata-se de dezenas de mesas onde funcionários da Microsoft, MVPs e especialistas de produtos / tecnologias se reunem para tirar dúvidas dos profissionais.

Eu acabei ficando na mesa do Team System onde tive oportunidade de conversar com algumas referencias Brasileira do produto: Fabio Camara, Igor Abade, Marcus Garcia e a Patrícia Mantovani.

Espero que tenha algo parecido em eventos futuros.

É isso galera, logo logo, vem o resumo do ultimo dia do Tech Ed.

Abraços

André Dias

Um comentário:

Anônimo disse...

Se esses eram os experts pode dispensar a sessao no ano que vem ...