segunda-feira, dezembro 10, 2007

Especificação do Team System code name Rosario disponível

Eu já tinha me surpreendido com a participação dos Product Managers do Team System participando de fóruns para colher feedbacks e sugestões da comunidade, mas confesso que nunca imaginei ver a Microsoft abrindo a especificação do produto para podermos opinar de verdade.

Navegando atrás de informações sobre o Visual Studio Team System code name Rosario encontrei um blog falando que junto com o CTP de novembro, a MS liberou algumas especificações do que será implementado e um fórum específico para discutir as features que são importantes para o produto.

Atualmente, existem 3 especificações disponíveis:

  1. Visa melhorar o processo de adição de arquivos no Version Control, justificando que na versão atual a experiência de adicionar arquivos é complexa e tem um workflow não-linear, especialmente para arquivos em localizações não mapeadas.


  2. Foca em melhorar a experiência de achar o history para um item no Version Control. Algumas mudanças serão feitas na janela do ChangeSet para fornecer recursos para rastrear em branches e merges. Isso eu já tinha sentido falta, pois quando você faz um branch, você perde todo o histórico.


  3. Trata da melhora do processo de Labeling no Version Control. A especificação diz que é processo é muito complexo para uma tarefa que deveria ser simples e que muitas opções estão disponíveis para processos triviais.

Todas essas especificações podem ser encontradas em http://msdn2.microsoft.com/en-us/teamsystem/bb936702.aspx e sugestões e comentários sobre as especificações podem ser postadas no fórum específico.

Só pra fechar, gostaria de dizer que achei essa iniciativa da Microsoft fantástica e adoraria que isso fosse estendido a outros produtos / tecnologias como .NET Framework e Entity Framework.


André Dias

Nenhum comentário: