sexta-feira, dezembro 07, 2007

Resumo TechEd 2007 - Dia 5

Tudo o que é bom dura pouco e infelizmente com o TechEd não foi diferente. Foram 3 dias de muuuuita informação, muita palestra bacana, além de uma grande oportunidade pra fazer contatos e rever amigos.

Eu gostei muito da variedade dos temas. Tivemos palestras de Arquitetura, Desenvolvimento, Banco de Dados, Windows, Office, BI. Tinha hora que tava até difícil de escolher em qual palestra ir devido aos temas serem super interessantes.

Vou postar abaixo um resumo das palestras que vi no primeiro dia.

  • Windows Server 2008 e SQL 2008

Totalmente novo pra mim. Gostei muito das novas features do dois produtos, principalmente do HyperV, o novo produto de Virtualização da Microsoft. Foram citados ainda novidades na Instalação do Windows 2008, onde será possível instalar o Windows com apenas o Server Core, sem a necessidade de instalar a interface gráfica e gostei bastante também da nova feature do SQL 2008 que permite que eu defina políticas globais de configuração de banco de dados. Ficou muito fácil para o DBA identificar bancos fora dos padrões definidos pela empresa, até mesmo nomenclatura de tabelas e além de identificar a correção fica a apenas um click. Muito bom!

  • Visual Studio 2008

Novidades interessantes: Multi target. É possível compilar soluções em .NET 2.0, 3.0 e 3.5. Foram mostradas demos interessantes do LINQ e da integração com o Office 2007. Tá muito fácil criar addins para o Office agora. Só não gostei mais, porque já conhecia muitas das novidades do produto.

  • Unificando as Comunicações

Um show de apresentação. Foram apresentados cenários que é o sonho de qualquer pessoa. O gringo junto com o time do Brasil mostrou como a comunicação evoluiu, em seguida apresentou um vídeo mostrando a construção de uma casa num mundo totalmente conectado: Cliente, Arquiteto, Engenheiro e Forncedores trabalhando com Smartphones, Tablet PC, Surface, sistemas embarcados e garantindo que mudanças na planta fossem concluídas, enviadas para aprovação e material comprado em questão de horas.

Depois de ver o vídeo, fiquei pensando: "Será que falta muito para termos isso no Brasil?" Aí para a minha surpresa fizeram uma demo mostrando conferências com vídeos, integração do Communicator com telefones fixos e celulares. Tudo prontinho pra gente já começar a usar.

  • Por Dentro da Estratégia de Interoperabilidade da Microsoft

Mais um show de palestra. Não sou muito bom com nomes, mas se não me engano o palestrante foi o Roberto Prado, um cara que cuida da divisão Open Source da Microsoft. Um cara que usa Linux, Opera, frequenta eventos de Linux e por aí vai. Foi falando muito dos benefícios da adoção do OpenXML e da interoperabilidade dos produtos da Microsoft com produtos de outras empresas. Na minha opnião a melhor palestra do TechEd.

  • Aproveite melhor o seu Teched!

Foi legal. Explicou como nasceu o TechEd, apresentaram os assuntos que seriam abordados, o que teria além das palestras, mas o que mais me chamou a atenção foi a forma que apresentaram. Ficou muito engraçado o bate bola que os dois palestrantes fizeram. Em alguns momentos eu até lembrava dos anúncios do Shoptime, onde o cara diz. "E não é só isso. Se você ligar nos próximos 10 minutos, ainda ganhará um super ..."

Bom .. é isso, em breve postarei o resumo dos outros dias.

Abraços

André Dias

Nenhum comentário: